Uauá: Manifestação de professores em redes sociais indicam que não comparecerão nas salas de aula amanhã, 25/05

Professores irão se reunir pela manhã em frente a Câmara de Vereadores, sob forma de protesto

Uauá: Manifestação de professores em redes sociais indicam que não comparecerão nas salas de aula amanhã, 25/05
Uauá: Manifestação de professores em redes sociais indicam que não comparecerão nas salas de aula amanhã, 25/05

Em nota amplamente divulgada nas redes sociais, atribuida a professores da rede municipal de ensino, professores afirmam que amanhã, 25, não comparecerão em salas de aula, o motivo, estarão se concentrando em frente à Câmara de Vereadores de Uauá. 

"Queridas famílias, não há aula sem professor. Não mandem seus filhos pois nós, os legítimos responsáveis por ministrar a aula estaremos em busca do nosso direito e garantimos repor o direito dos seus filhos, assim que o nosso, for garantido pela gestão municipal. 
Contamos com o seu apoio e compreensão". Disse nota.

Conforme Pauta do Poder Legislativo, nesta quarta-feira, 25/05, será publicado o Projeto de Lei do Executivo n. 7/2022 que dispõe sobre o reajuste salariai aos profissionais do magistério da Secretaria Municipal de Educação na forma estabelecida pela lei 11.738/08 e na lei 14.113/20 e nas portarias interministeriais n" 03 de 25/11/2020 e nº 10 de 20/12/2021. 

A discussão do referido pojeto foi feito com o professores e, em Assembleias da APLB de Uauá e a Comissão do Reajuste, na definição da categoria que representada pela Aplb e a Comissão do Reajuste do Piso e foi aceito pela maioria, uma das propostas de reajuste que seria de  20% de forma escalonada  e continuar em mesa de negociação com a Aplb e a Comissão do Reajuste do Piso pelos 13% para chegar a integralização do Piso de 33,24% e continuar em Estado de Mobilização e Acompanhamento e em seguida foi posta em votação pela Assembleias que decidiu por maioria acatar a Proposta 2.  

Até então, após as manifestações de paralisação dos professores, nesta quarta-feira,  a APLB-Sindicato emitiu nota:

Comunicado da APLB Uauá


Comunicamos que a Aplb Núcleo Uauá não está convocando nenhuma Paralisação para amanhã 25/05 este é um movimento livre visto que a Comissão do Reajuste não tem poder para convocar Paralisação em nome deste Sindicato.


Neste sentido estamos enviando o áudio com a análise do nosso Jurídico sobre o projeto de Lei bem como vídeo da Comissão do Reajuste participando e acompanhando o  Estudo de Impacto Financeiro para qual foi designada.

À Diretoria.

Também, por meio de nota, a Secretaria de Educação se manifestou: 

Boa Tarde Comunidade Educacional de Uauá!

"Em virtude de boatos que rodaram as escolas hoje a Secretaria de Educação vem através deste esclarecer:

1. A Secretaria de Educação e/ou Gabinete do Prefeito não foi notificado por nenhum dos dois sindicatos que representam a classe trabalhadora do funcionalismo público no município;

2. O Projeto que será publicado amanhã  na Câmara Municipal, foi construído e aprovado em conjunto com a Classe dos Professores, sua representação, e o poder executivo. Projeto este debatido amplamente com a classe;

3. Qualquer movimento reinvidicatório deve ser oficializado com antecedência, uma vez que deve haver planejamento na rede para parar suas atividades sem prejuízo aos alunos e ao poder público;

4. A Secretaria de Educação sempre respeitou os movimentos reinvidicatórios pleiteados pelos professores, sendo estes representados por entidades legítimas de representação;

Assim sendo, qualquer movimento que não seja liderado por instituição reconhecida e que fira os meios legais será considerado ilegítimo cabendo aos participantes assumirem suas responsabilidades.

Por fim, comunicamos que a Secretaria de Educação, mantém o planejamento para a realização do dia letivo normalmente amanhã dia 25/05/2022". Finaliza.