Bem-vindo (a) ! Hoje é

728x90 AdSpace

Procurar no site. Empresas, classificados, hotéis, pousadas, pessoas e notícias.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Uauá pode ajudar Moita bonita a se tornar Capital Nacional Da Batata Doce

Uauá pode ajudar Moita bonita a se tornar Capital Nacional Da Batata Doce
A batata doce de Moita Bonita tem mercado na região nordeste, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como a produção de 50 mil toneladas de bata doce por ano, o município de Moita Bonita pode ganhar o título de Capital Nacional da Batata Doce.
O município possui cerca de 900 hectares de plantação em pequenas propriedades de batata doce. O cultivo do tubérculo representa 70% da renda da agricultura familiar, que é praticada durante os 365 dias do ano, com maior produtibilidade durante o período chuvoso (março a novembro).
O cultivo da batata doce nem sempre foi a principal fonte de renda. Na nova gestão municipal houve uma migração da plantação da mandioca para o cultivo da batata doce. “Essa maior rentabilidade fez com que os agricultores passassem a cultivar a batata doce, que hoje é maior fonte de renda dos moitenses e proporcionalmente uma das maiores produções do Brasil”, destaca o prefeito Marcos Costa.
Ainda segundo o prefeito, a Cooperafes tem sido exemplo de sucesso para todo o Brasil, pela forma como funciona no município. “É uma cooperativa que funciona muito bem, o associado, planta, cultiva e vende, sem a figura do atravessador, onde os lucros são maiores, dando uma condição devida melhor para os nossos agricultores”, acrescenta.

Criação da Cooperativa
No ano de 2007 o município de Moita Bonita deu um passo importante para a produção e beneficiamento da batata doce. Através da ideia do então deputado Bosco Costa, Joelito foi convidado para visitar a cidade de Uauá (BA), e lá eles constataram uma cooperativa de sucesso no beneficiamento do Umbu. O exemplo foi trazido e aperfeiçoado. No dia 30 de outubro de 2007 foi realizada a ata de fundação da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Solidária de Moita Bonita.
Uauá sendo espelho para outras cidades e municípios. Parabéns!!

Desenhador por

Adailton Santana.

Agencia UAUNET: Temas UAU

  • Comente com seu blog
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Item Reviewed: Uauá pode ajudar Moita bonita a se tornar Capital Nacional Da Batata Doce Rating: 5 Reviewed By: Adailton Santana