Bem-vindo (a) ! Hoje é

728x90 AdSpace

Procurar no site. Empresas, classificados, hotéis, pousadas, pessoas e notícias.

terça-feira, 19 de julho de 2016

PRIMEIRA AGROINDÚSTRIA DO PROJETO PRÓ-SEMIÁRIDO SERÁ INAUGURADA EM UAUÁ ESTA SEMANA


A Agroindústria de Processamento de Frutas, da Coopercuc - Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (BA), será inaugurada na próxima quinta-feira (dia 21), às 9 horas, com a presença do governador da bahia, Rui Costa, do presidente do Fida, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Kanayo Nwanze.
Essa inauguração é resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), parte do projeto Pró-Semiárido que irá contemplar 70 mil famílias baianas da zona rural, com investimentos de 100 milhões de dólares, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O projeto tem como base promover o desenvolvimento rural baseado em princípios agroecológicos, com inclusão produtiva, e geração de emprego e renda, por meio da construção de sistemas de abastecimento de água e agroindústrias, garantindo a assistência técnica e extensão rural, com a técnica de profissionais capacitados em redes de cooperação socioprodutiva, a partir de demandas apresentadas pelas comunidades rurais.
Além de Uauá, outros municípios do Território Sertão do São Francisco serão contemplados com o projeto, a exemplo de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado.
A Coopercuc
Desde o início da história da Coopercuc, em 1980, um longo caminho foi percorrido até 2005, quando foram construídas 15 mini-fábricas nas comunidades e uma fábrica central em Uauá, possibilitando uma maior qualidade e o aumento do volume produzido pelos grupos. Os produtos, então, começaram a ser exportados para a França (2005), através da Alter Eco, e para a Áustria (2008). A Alemanha e a Espanha também já tiveram contato com os sabores da Coopercuc, que possuem o selo FLO Fair Trade e Certificação Orgânica.
Na perspectiva de estabelecer novos negócios e parcerias e garantir a conquista de novos mercados nos níveis nacional e internacional, os/as trabalhadores e trabalhadoras têm participado de capacitações e intercâmbios, potencializando, assim, seus conhecimentos através do acesso a novas tecnologias e estratégias.
A Coopercuc atua junto a 450 famílias, em 18 comunidades, envolvidas na produção cuidadosa de doces cremosos, de corte, light, sucos, geleias, compotas e polpas, que compõem a linha Gravetero, sendo o carro chefe desta marca os doces feitos de umbu, uma fruta suculenta, rica em sais minerais e vitaminas.
Hoje, a Coopercuc está preparada para atender ao mercado interno e externo, com uma capacidade consolidada de produção de 200 toneladas de doces, tendo estrutura comercial e produtiva consolidada e conseguindo agregar ao sabor e à qualidade de seus produtos o trabalho e a história das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e a importância da preservação da Caatinga.
Texto: AsCom Pró-Semiárido
Edição e foto: Comunicação Irpaa

ASCOM: RCLSFM87,9
 Ligue e participe: 74-3673-1691 Celular e WHATSAPP: 74-99965-8816 
luzdosertaofm@hotmail.com
 

Desenhador por

Adailton Santana.

Agencia UAUNET: Temas UAU

  • Comente com seu blog
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Item Reviewed: PRIMEIRA AGROINDÚSTRIA DO PROJETO PRÓ-SEMIÁRIDO SERÁ INAUGURADA EM UAUÁ ESTA SEMANA Rating: 5 Reviewed By: Adailton Santana